quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Guadalajara

Guadalajara é uma cidade do México, capital do estado de Jalisco. Localiza-se num planalto, se situando a mais de 1 500 metros de altitude. É, muitas vezes, designada como Perla del Occidente (traduzido do castelhano, "Pérola do Ocidente") devido ao seu clima e atmosfera agradáveis. É um importante centro comercial, industrial e cultural. Foi fundada (na sua atual localização, pois já havia sido fundada em outros dois locais próximos que tiveram de ser abandonados em razão de ataques de povos locais) em 1542, com o mesmo nome da cidade espanhola onde havia nascido Nuño de Guzmán, um dos mais importantes líderes espanhóis da conquista do México. Em 1560, tornou-se sede do bispado e da audiência do Reino da Nova Galiza (uma das subdivisões do Vice-reino da Nova Espanha). Foi capturada em 1810 pelo exército mexicano durante a guerra da independência. A população de Guadajara é de 1 646 183 habitantes, mas a Região Metropolitana de Guadalajara tem 4 100 000, fazendo, dela, a segunda maior do México e uma das maiores do mundo.

 Bandeira de Guadalajara
Alguns pontos turísticos da cidade

O clima em Guadalajara é quente e úmido, com chuvas abundantes de Maio a Outubro. A primavera é a estação mais quente e seca, registrando-se temperaturas de até 35 °C (extremos de 39 °C). No verão, há fortes tempestades acompanhadas de intensa atividade elétrica e até granizo, causando inundações e danos na infraestrutura da cidade. Com o outono, as precipitações diminuem, dando lugar a dias mais ensolarados, com densas neblinas nas áreas mais periféricas, e a temperatura diminui devido às frentes frias que sopram do norte. No inverno, não é incomum que o termômetro registre temperaturas abaixo de zero, causando ligeiras geadas (temperatura mínima absoluta de -5,5 °C). Já foram registradas nevascas, como a que ocorreu em Jalisco em 1997, quando se acumulou cerca de vinte centímetros de neve.
Guadalajara é um núcleo importante de universidades e centros de ensino de prestígio nacional. O mais importante é a Universidade de Guadalajara, que foi criada em 12 de outubro de 1791 por decreto real. A entidade passou por uma série de reestruturações desde então, mas a universidade moderna como está hoje foi criada em 1925, quando o governador de Jalisco convocou professores, estudantes e outros, para restabelecer a universidade. Guadalajara é também o lar da ITESO, uma universidade jesuíta, e tem campus de várias escolas particulares, como um campus da Universidad del Valle de México, Tec de Monterrey, Universidad Panamericana Sede México, Universidad Marista de Guadalajara, Universidad de Guadalajara LAMAR e Universidad del Valle de Atemajac, bem como a Universidad Autônoma de Guadalajara (UAG), que foi fundada em 1935 e é a mais antiga universidade privada do México. Além disso, a cidade abriga a Fundação Escola Americana de Guadalajara (ASFG). A ASFG tem 1420 aluno no ensino pré-escolar após segunda série.
Reitoria da Universidade de Guadalajara
Guadalajara é o centro cultural do oeste mexicano e o segundo mais importante do país. Ela é apelidada de "Pérola do Oeste." Embora seja uma cidade moderna, manteve muitas das tradições rurais de Jalisco, como o mariachi. O turismo cultural é uma das mais importantes atividades econômicas, especialmente no Centro Histórico. Guadalajara é um centro de aprendizagem, com seis universidades, dois institutos de culinária e um centro de arte. Guadalajara tem 22 museus, incluindo o Museu Regional de Jalisco, o Museu de Cera, Museu das Crianças Trompo Mágico e o Museu da Antropologia. O Hospício Cabañas, no Centro Histórico, é Patrimônio Mundial da Humanidade - ONU. Por estes e outros atributos, a cidade foi nomeada Capital Americana da Cultura em 2005.
Los Mariachis

sábado, 25 de agosto de 2012

Primeira Semana de Aula

Olá meu povo. Consegui um tempo pra escrever \o/  \\o  o//
Então, irei contar um pouco da minha primeira semana de aula na UDG/CUCEI.
Segunda-feira foi o dia da reunião para alunos do centro de exatas. Só para alunos de intercâmbio. Como não conhecia muito as rotas de ônibus, saí mais cedo. A reunião estava marcada para 10:00h da manhã. Saí 09:00h de casa. Quando cheguei na rua do onibus, esperei mais uns 20 minutos até ele passar. Só que eu estava na rota de volta do onibus, e não da de ida. Quando descobri isso, já era 10:00h =O
Desci do ônibus e imediatamente peguei um táxi. Cheguei na reunião às 10:30h.
Entrei atrasado, todo mundo olhando pra mim. Aí a coordenadora de intercambio, no microfone, pergunta:
- Como te llama? 
- Yo me llamo Cliff - Morrendo de vergonha já!
- Alumno brasileño, sí? Universidad Tiradentes?
- Sí.
- Bienvenido.
Aí eu vou e sento numa cadeira. Cadeira essa que estava reservada para os coordenadores dos cursos. PRONTO! Depois que já estava sentado, não ia levantar. Mas também não olhei mais pros lados até os coordenadores saírem da sala. (kkkkkkkkkk) Momento "Tô no México pagando mico!"
Depois disso, recebemos uma pasta com nossos dados, senha do sistema, uma credencial com nosso nome e país de origem e como realizar a inserção de matérias no horário. Aí fomos fazer um tour pelo centro, pra conhecer os blocos, lanchonetes e coordenações de cada curso.
Enquanto isso eu ia fazendo novos amigos: Omar e Makita, alunos de engenharia mecatrônica, daqui do México mesmo e Maximilian, aluno de matemática e ciencias econômicas, Alemanha. Foi um dia muito legal.

Terça-feira estava com meu horário em mãos e, assim, já pude ir pra primeira aula: Controle de processos. Depois da aula, resolvi retirar essa matéria por ser muito avançada. Aí o segundo horário seria Análise e Desenho de Reatores. Essa sim eu gostei. Terceiro tempo foi de circuitos elétricos I. Assim como na aula anterior, avisei ao professor que tinha que colocar meu nome na lista. Como na matéria dele precisamos de um grupo de 5 alunos, ele perguntou se eu queria que ele anunciasse que eu era aluno de intercâmbio e eu disse que sim. Ele avisou e perguntou se alguém queria me colocar no grupo. Uma aluna acabou me convidando pro grupo dela. A quarta aula foi de processos de separação (Operações Unitárias). Disse ao professor que ele precisava adicionar meu nome na lista, já que sou aluno de intercâmbio. Pronto, daqui a pouco ele já estava me perguntando o que era HCl, difusividade, etc, etc...
A última aula da terça foi engenharia econômica. O professor passou uma hora e meia escrevendo a ementa do curso. Imagine os assuntos. 
Horário
Quarta é o dia mais leve do meu horário. Tenho aula de 13:00-17:00h. A primeira aula foi de Análise Numérica (Cálculo Numérico). Essa matéria faço com mais 5 alunos de intercâmbio: 3 francesas, um francês e Maximilian. O professor ficou muito feliz por ter tantos alunos de fora. E a turma também =D
A segunda aula foi de Ciência e engenharia dos materiais. Foi a melhor aula da semana. A professora (a única professora mulher que tenho) fez a maior festa quando soube que eu era brasileiro: avisou a turma, me deu um beijo, me abraçou, pediu para que se eu não entendesse, perguntasse e muito mais. Fiquei muito feliz por além dela ser muito educada, ensina muito bem. No final da aula, marcou uma prova para próxima segunda. (risos)
Na quinta-feira meu horário é igual ao da terça. Não tive muitas novidades, a não ser mais atividades para fazer e assuntos para estudar. No último horário o professor faltou e começou a chover muito. Na saída, uma árvore caiu na portaria, onde os carros passam. Sorte que não tinha ninguém passando. 
Caminho de entrada da universidade
Na quinta-feira eu já pude pegar livros na biblioteca, que pra mim é um hobby. =D Descobri que posso pegar 5 livros e que o prazo é de uma semana. Acabei fazendo a festa e pegando o que precisava. 
Meus novos amigos de viagem: três espanhóis e um norte-americano =]

À noite, quase todos da casa (menos Clóvis que estava doente e Otoniel, que não estava se sentindo bem) foram para a festa de boas-vindas da universidade, para alunos de intercâmbio. Só era permitida a entrada no local com a pulseira que foi dada nas reuniões de abertura da universidade. Foi uma noite muito legal, com direito a Michel Teló e Gustavo Lima. A galera de fora curte muito essas músicas. Fiquei impressionado. O que eles não sabem mesmo é dançar forró, aí tive que ensinar. =P (kkkkk)
Bem-vindos, seus lindos - huahuahua 
Sexta-feira foi um presente de Deus pra mim, já que não tenho aula. Acordei tarde e fiquei sem fazer muita coisa. À noite, deu vontade de cozinhar e fiz macarronada pro pessoal: uma de atum e outra de chorizo. Duas panelas enormes e acabou não sobrando nada! 
Rá! Macarrão do Cliff  jajajaja
Sábado foi o dia de estudar e atualizar o blog. Como tenho essa prova na segunda, nem tive tempo de sair. Ia encontrar meus amigos da COMPA, mas nem deu. 
Estudar, estudar e estudar

Agora a noite comemos hambúrguer mexicano, com abacate e chipotle feito pelos próprios da casa. Delícia. =D Depois fomos ao Walmart para comprar o notebook de Alrora. #todosfelizes. Creio que amanhã irei postar algo sobre nosso domingo. Até lá. Adiós!

sábado, 18 de agosto de 2012

Dia 08 - 18.08.2012

Hoje meu dia foi está sendo muito agradável. Samuel me chamou para sair com os amigos COMPA. Às 09:30h saímos. Nos encontramos no centro da cidade e, como acordei atrasado, nao tive tempo para tomar café. Acabei pegando um chocolate quente com um donuts (nunca tinha comido - huahuahuahua) no caminho.
 Até hoje não sei o nome dessa cafeteria: se é 7, se é Eleven, ou se é seven eleven.

Chegamos numa cidade próxima a Guadalajara chamada Tlaquepaque. Não sei se já falei, mas Guadalajara é a capital do estado de Jalisco. Próximo a ela estão várias cidades que formam uma área industrial, algo do tipo. Tlaquepaque é aquela típica cidade para encontrar artesanatos regionais. Pois bem, fomos eu, Samuel, Angelica, Mariana e Aby Claros. Encontramos nosso amigo Nef lá. Nossa primeira parada foi uma amostra onde todos os personagens eram "gorditos", uma vez que o criador do "museu" é um gordito também.
 Monumentos da exposição.
 Esse daí custava 47.000 pesos mexicanos (cerca de 6.700 reais).
 Dos gorditos - jajajajaja

Depois encontramos uma "feirinha" que mostrava algumas coisas da regiao, como uma bebida chamada "maiz", que eu provei e nao gostei, além de algumas artes em madeira e bolsas artesanais. Lembrei da minha prima Cristina hoje duas vezes: a primeira foi quando vi o quadro de Frida. Tive que tirar foto pra ela. kkkk
 Arte em madeira. Muy bello.
 Bolsas artesanais.
 Frida. jajajaja
A segunda vez que lembrei de minha primuxa foi quando vi essa bata. Essa e várias outras. Não sei se é desse tipo que ela curte, mas aí tá a imagem:
 Então chegou a hora do almoço. Oh hora feliz, quando achei quatro lojas que vendiam sushi. Aí foi a hora de lembrar de minhas irmãs Cris, Déa e Celli. Por apenas R$10,00 aproximadamente, comi sushi no almoço e ainda trouxe pra casa, porque nao aguentei. kkkkkkkkk
 Sushi
 Mais sushi =D
 Las chicas Mariana, Aby y Angelica.
 Los chicos Nef, yo y Sami.

Depois que cheguei em casa, no maior calor, fui tomar um banho para sair com o pessoal da "república". Quando deu aproximadamente 18:00h, quando estava de bermuda, tenis e óculos escuro para sair, aquele barulhão no teto da casa: granizo! Meu Deus, que coisa legal. Agora tivemos que ficar em casa o resto da noite. kkkkkkkkkkkk. Na verdade, estamos pensando em sair, já que a chuva de granizo parou, mas a chuva de água ainda continua e eu tô com frio =D. Mesmo assim, uma boa noite já que só escrevo amanhã agora. =P
Granizo!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Dia 07 - 17.08.2012

Booooooooa noite. Aqui em Guadalajara são 22:47h. No Brasil já deve ser umas 00:47h. Hoje pelo dia fiquei em casa sozinho até às 12:30h. Fez  um sol e um calor da poxa. Aproveitei pra lavar as minhas roupas pela primeira vez. (kkkkkkkkkk). Foi uma experiencia legal, apesar de minha mae achar que eu nao conseguia. kkkkkkkkk. O pessoal foi pros seus centros universitários pegar seus horários. O meu só sai segunda. A tarde, ficamos esperando Otoniel chegar para que fôssemos ao zoológico. Acabamos que nem fomos. No final da noite, Aurora preparou uma espécie de "patê de atum" para comermos com pao e papitas (tipo batatinha) com chile e de bebida, micheladas (suco de tomate com cerveja, limao, molho shoyu e gelo). Começou a chover forte, com raios que até agora iluminam a cidade. Boa noite, meu povo. Até amanhã =P
 Almoço de hoje comigo e com Silvana.
 As roupas que lavei. kkk
 As roupas que lavei [2]. kkk
Chuva em Guadalajara.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Dia 06 - 16.08.2012

Quinta-feira passou rápido. Principalmente porque acordei às 11:00h. kkkkkkkk. Nao tem nada melhor do que acordar tarde e não fazer nada. Estou aproveitando esses últimos dias para descansar bastante. Segunda-feira vou pegar meu horário e pelo visto não vou ter muito horário livre, já que vou pegar mais ou menos 7 matérias, que totalizam uns 65-70 créditos por aqui. =O 
Aproveitei pra deixar o blog em dias hoje também. A tarde, coloquei umas fotos que havia ganhado antes de vir na parede. Foi muito legal ficar deitado na cama olhando e lembrando de como cada uma daquelas pessoas é importante pra mim =D
Pela noite resolvemos fazer cachorro-quente. Eu e Silvana preparamos a "bóia". rsrsrs. Como as mexicanas nunca tinham visto cachorro-quente dessa maneira, caíram de boca, tiraram foto e tudo mais. O cachorro-quente deles é muito diferente. No final, ficamos ensinando-as a falar um pouco de português. Muiito legal. Agora vou terminar de montar meu horário, pra ver se nao estudo em todos os dias na semana. Boa noite. 
Cachorro-quente mexicano, com direito a chantili. 

Saudades...

Hoje me bateu uma saudade da minha galeriinha. Saudades d'ocês.

Dia 05 - 15.08.2012

Salve, salve, meu povo. Quarta-feira foi um dos dias mais legais e mais emotivos da minha vida. Acordamos às 08:00h para ir na reunião de intercambistas internacionais da UDG. Depois de ter saído um pouco atrasado, pegamos um taxi e chegamos às 09:00h em ponto. Pela minha visão, seria uma reunião rápida, com cerca de 20-30 alunos. Engano meu. Ao me deparar com a quantidade de pessoas que estavam naquele auditória, fiquei abismado. Cerca de 200 alunos, de vários países (Brasil, Paraguai, Peru, Chile, Argentina, Colômbia, Canadá, Estados Unidos da América, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Japão) estavam ali para receber as primeiras orientações desse intercâmbio maravilhoso. A reunião foi no meu centro de estudos (o CUCEI - Centro Universitário de Ciencias Exatas e "Ingeniería").
 Chegada
 Eu, Silvana e Clóvis
Auditório do CUCEI

No meio da reunião: surpresa! Tivemos uma apresentação de los mariachis exclusiva para nós. Como foi legal ver a cultura mexicana de uma maneira tão próxima a nós. Confira no vídeo abaixo um pouco do que nós presenciamos.
Após a reunião geral, fomos separados por grupos: América do Sul, América do Norte, Ásia e Oceania, etc, etc, etc. Aí foi que começamos a ter um contato maior com argentinos, chilenos, colombianos e peruanos. Conheci um argentino que faz direito, uma argentina da sociologia, um outro argentino de administração de empresas e uma paraguaia que faz engenharia ambiental. Além disso, tinha uma outra brasileira, Lukelly, que estuda letras. Conversamos muito e rimos do argentino que, quando foi se despedir, beijou os meninos no pescoço, sem saber que no Brasil não temos essa tradição. Ele ficou muito envergonhado.
Da direita para esquerda: Miguel (Adm), Eu (Eng. Química aqui em Gdl), Sara (Eng. Ambiental), Lukelly (Letras), Dulce (Coordenadora de bolas na UDG), Clovis (Nutrição), Silvana (Design) e Otoniel (História).

Às 16:00h me dirigi ao café/livraria onde ocorrem as reuniões da COMPA aqui em GDL. Foi muito legal compartilhar da palavra de Deus com os "hermanos" aqui. Eles riram muito com o meu português. Cada um quis tentar ler um pouco a minha bíblia, e perguntavam se a pronúncia estava correta. Foi uma oportunidade para orarmos pelos pedidos que foram expostos, além de conversarmos sobre as aulas que se iniciam dia 20 aqui. 
 Samuel trazendo a palavra
 Hermanos
Ela é uma graça de pessoa *.*
Não fiz muita coisa a noite, a não ser conversar com o pessoal e Aurora. Às 23:00h já estava caindo de sono. Adiós, e até a próxima. =P

Dia 04 - 14.08.2012

Olá pessoas. Terça-feira foi um dia muito divertido aqui em Guadalajara. Acordei às 08:00h e às 09:00h estava pegando um macrobus com Samuel, para irmos orar em algum lugar que eu nao sabia qual seria. Ele só me falou que a vista era bela. Quando chegamos ao parque, fiquei pensando: puxa, como Deus é perfeito! A vista era linda e o local muito belo. Fiquei orando e lendo a bíblia por certo tempo e apreciando a beleza da criação de Deus. Eu até vi um esquilo. Muito bonito. 

Depois disso, foi a hora do almoço. Aí sim eu fui testado. Samuel pediu um prato típico daqui, que no momento nao recordo o nome. Mas o prato consistia em tortilhas (uma espécie de massa de panqueca, com feijão e queijo) de entrada. O prato principal era um arroz com salada e um frango cozido. A diferença estava no molho do frango, que era muito forte. E claro, tudo isso acompanhado com pimenta ^^
Depois fui para casa. Quando cheguei, o pessoal tinha resolvido sair para conhecer a cidade juntamente com as mexicanas Aurora e Erica. Eu fui junto. Passamos por locais muito bonitos, muito belos. Catedrais, hospícios, museus, teatros, praças, parques... O que me apaixona aqui é a arquitetura dos prédios. É tudo muito belo:
 Parque
 Catedral
 Praça
Teatro Degollado
Quando chegamos em casa era quase 21:00h, havia acabado de escurecer e começava a chover. O clima daqui é meio estranho: pela manhã faz um friozinho e pela noite faz calor. Mas estamos tentando nos adaptar, afinal, serão mais ou menos 5 meses  por aqui. Até o próximo =P

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Dia 03 - 13.08.2012

Antes de mais nada, recebi uma correção da minha revisora (que prefere se manter anônima) sobre o post anterior. Onde se lê "ouviram", leia-se "ouvirão". kkkkkkkk. 
Pois bem, continuando...
Na segunda-feira teríamos que ir ao consulado brasileiro em Guadalajara. Antes de falar sobre isso, é necessário dizer que estamos morando com mais 4 pessoas aqui: 4 brasileiros e 4 mexicanos. 4 homens e 4 mulheres. Até a segunda-feira, conhecíamos Carla (que estuda Medicina) e sabíamos que Miguel (misteriooooso Miguel) morava conosco, mas não o tínhamos visto ainda. Sabíamos também que as outras moradoras chegariam na segunda mesmo (Aurora e Erica). Saímos de casa em torno das 09:00h da manhã, a pé. Pelo google maps, a caminhada seria de aproximadamente 3 km. Como nao tínhamos o que fazer, decidimos ir conhecendo a cidade. A avenida que se encontra o consulado aqui é muito grande. Deve ter aproximadamente uns 7-8Km e ela muda de nome em uma certa parte. Sabíamos que o consulado estava nessa avenida que mudava o nome. Calle Juarez, que muda para Calle Alatorre. Pois bem, caminhamos assim: Otoniel ia na frente e eu, Clóvis e Silvana íamos atrás conversando. Estava chovendo e acabamos por  "roubar" o guarda-chuva da dona da casa. O problema foi que passamos direto pelo o que seria o tal consulado brasileiro. Pensamos que seria algo com uma bandeira estendida, algo do tipo. Mas achamos que ainda nao tinha passado. Continuamos a caminhar. Fomos praticamente até o final da rua. Caminhamos pra caraaaaaaamba. Quando nao aguentávamos mais e sabíamos que não era por ali, resolvemos fazer o que qualquer um faria: perguntar. Conseguimos informação no consulado norte-americano. Quando encontramos, vimos que tínhamos passado pela frente. Mas o consulado é tão pequeno (na verdade nao é consulado, o consulado está no Distrito Federal) que por isso nao conseguimos ver. Voltamos pra casa (passamos pra comer algo, já que era aproximadamente umas 14:00h) e chegamos em casa às 16:00h em ponto. No caminho, encontramos o prédio da reitoria da UDG e o prédio de assuntos administrativos. 
Reitoria da UDG
Prédio de assuntos administrativos
Quando cheguei em casa, conheci pessoalmente meu mais novo amigo: Samuel. Samuel é um "obreiro", natural de uma cidade na fronteira com os EUA, mas mora aqui e desenvolve um projeto estudantil voltado para pregar a palavra de Deus. Assim como no Brasil temos a ABU (Aliança Bíblica Universitária), aqui temos a COMPA. Ele me levou ao local onde acontecem as reuniões, me comprou um mapa, me ensinou a pegar ônibus e me ensinou como saber por onde cada um deles passam. A segunda-feira foi um dia muito proveitoso, e também muito cansativo. Até o próximo =P
Eu e Samuel na livraria e também café, onde ocorrem as reuniões da COMPA.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Dia 02 - 12.08.2012

Após me recuperar da viagem (estava quebrado, sentindo dor por todo o meu corpo), acordei e fui procurar um banco Santander mais próximo de minha humilde residência. Juntamente com Otoniel, pude ter uma primeira impressão de como é Guadalajara: as pessoas são muito parecidas, se vestem de maneira semelhante (calça, botas, sapatos ou tênis, camisas listradas - no caso dos homens e, no caso de mulheres - o que as assemelham são as maquiagens). Percebi que a presença da "policía" aqui é muito forte. Na caminhada que dei, vi mais de 10 carros passando por nós. Cada dia tem sido um aprendizado em relação ao espanhol. Após ir ao banco, voltei para casa e resolvemos fazer compras. Fomos ao supermercado Soriana (que é tipo o GBarbosa de Sergipe: tem em todo canto). Passamos algumas horas para escolher produtos de limpeza que não tivessem o cheiro tão forte e ficamos meio confusos em relação ao peso mexicano (acabamos pagando um mico, mas deixa pra lá). Ah, encontramos Leite "Nido" de 2,2 Kg. =D

Quando terminamos de fazer isso, era mais ou menos umas 17:00h. Resolvemos tomar banho e dar uma saída para começar a explorar a vizinhança em relação à culinária mexicana. Foi aí que tivemos o primeiro contato: Picado, Tacos e Hot-Dog. Nossa amiga Silvana nao sabia do que se tratava o Picado de Mango (que seria manga verde com pimenta - sim, pimenta!). Mexicanos comem pimenta até com pimenta. Quando o picado de mango chegou, pedimos para que ele levasse a pimenta embora, uma vez que ela nao curte muito. Acabamos comendo a manga com sal.

Aí foi a vez de experimentarmos os Tacos. A primeira impressão que tive foi: esse troço é ruim, uma vez que nao gosto muito de feijão. Mas, após experimentar, gostei muito. Clóvis e Silvana nao gostaram muito por causa do chili, que é um molho picante. Mesmo assim, pedimos o hot-dog, para terminarmos a refeição. Aí sim comemos tudo. O hot-dog, que é diferente do brasileiro, é composto basicamente por pão, salsicha, tomate, cebola e CHANTILI. Um dos melhores hot-dogs que já comi em toda minha vida.
Chegamos em casa umas 21:00h e estava começando a escurecer. Até amanhã, o dia que começamos a conhecer os outros moradores da casa. =P